No âmbito da 5ª edição do Concurso Nacional de Fotografia de Natureza Quercus | BMW i forma submetidas 500 fotografias de natureza. No total, foram atribuídos mais de 4 mil euros em prémios. Na passada quarta-feira, 26 de junho, a BWM i e a Quercus distinguiram os vencedores das quatro categorias que este ano estiveram a concurso: Fauna, Flora, Vida Marinha e #BMWiNaturePhoto. A cerimónia teve lugar no Rooftop do edifício LACS, na Rocha de Conde de Óbidos, em Lisboa.
Na categoria A (Fauna) o primeiro prémio foi para Pedro Silva, com a fotografia “Golfinho no Sul do Pico”, seguido pelas fotografias “Veado Vermelho”, de Maria Augusta de Almeida Pinto e, em terceiro lugar, “A Vida de um Guerreiro”, de Vítor Oliveira. “Beleza Selvagem” de José Manuel Gonçalves, conquistou o galardão na categoria B (Flora). A sensibilização pela diversificação de vegetação portuguesa foi reforçada pelas fotografias de João Coutinho, “Espero por ti”, e por Pedro Silva com a foto “Juniperus Brevifolia – Cedro do Mato”. Na categoria C (Vida Marinha), João Bruges foi quem se destacou com a fotografia “Blue Shark Açores”. O segundo lugar foi atribuído à fotografia “Porto de Abrigo”, de João Miguel Roque, e o terceiro a “A Dança da Natureza”, de Hugo Marques. A edição de Instagram deste concurso, #BMWiNaturePhoto, que cumpriu a 2ª edição, premiou Ângelo Jesus com uma bicicleta elétrica BMW, pela fotografia “Trio”.
Os vencedores foram escolhidos com base nos critérios estéticos da imagem, criatividade, originalidade e enquadramento no tema do concurso. João Trincheiras refere que “o aumento da consciencialização ambiental e social da sociedade tem contribuído para que as empresas procurem implementar soluções mais sustentáveis”. De um modo geral, para o gerente de comunicações corporativa da BMW Portugal, “as empresas precisam de reavaliar a sua estratégia, com base no novo modelo de auto sustentabilidade como vantagem competitiva e única para o futuro empresarial. O BMW Group assume-se como um player consciente e promotor do desenvolvimento sustentável como um modelo para o crescimento económico”.
Por seu lado, Paulo do Carmo, presidente da Quercus diz que “para nós, é uma honra organizar um concurso com estas características, que é único no panorama nacional, e que tem vindo atingir um número cada vez maior de participantes, promovendo e divulgando a fotografia de natureza como expressão artística e como forma de sensibilizar os cidadãos para as questões do ambiente, da conservação e da biodiversidade”.
As dez fotografias vencedoras (1º, 2º e 3º lugares) podem ser vistas no Rooftop do LACS Conde de Óbidos, em Lisboa, com o intuito de inspirar todos os fotógrafos, profissionais e amadores, que queiram abraçar esta causa pela conservação da natureza.
O concurso Nacional de Fotografia de Natureza Quercus | BMW i surgiu no âmbito do compromisso com a defesa e conservação na natureza, tendo como missão sensibilizar os cidadãos para as questões do ambiente, da conservação e da biodiversidade. Atualmente, é o concurso mais importante de fotografia de natureza a nível nacional, destinando-se a fotógrafos profissionais e amadores, residentes em Portugal, que sejam apaixonados pelo meio ambiente e preocupados com a sua conservação.