A Quellia anunciou a criação de uma nova plataforma digital de monitorização, reporte e verificação (DMRV). Desenvolvida na IBM Cloud e tirando partido da solução IBM Environmental Intelligent (EI) e do conhecimento de IBM Consulting, esta solução, alimentada por inteligência artificial (IA), democratiza o acesso ao registo e gestão de projetos de carbono em todo o mundo.
Esta plataforma digital utiliza ferramentas avançadas de IA baseadas em imagens de satélite e na tecnologia LiDAR, proporcionando um ecossistema onde todas as partes interessadas num projeto têm acesso a informações padronizadas num registo robusto. A solução foi concebida para ajudar a prevenir fraudes e garantir que os projetos que geram unidades de carbono reduzem efetivamente as emissões de gases com efeito de estufa.
Os mercados de créditos de carbono são uma ferramenta essencial para impulsionar o progresso rumo às metas globais de redução de emissões. No entanto, estes enfrentam vários desafios que podem comprometer a sua eficácia e credibilidade, tais como a falta de padronização, a dificuldade em demonstrar adicionalidade, o risco de dupla contabilização, questões de permanência, medições imprecisas e desafios na verificação da redução ou sequestro de emissões – podendo resultar em acusações de greenwashing.
Para superar estes desafios, a Quellia criou uma solução que “orientará e apoiará todo o ecossistema em cada etapa da criação e gestão de projetos de sequestro de carbono”, conforme transmitido em comunicado à imprensa.
Após a criação inicial da Plataforma DMRV em 2024, a Quellia continuou a investir no seu crescimento e desenvolvimento de três formas:
- Alinhada com a organização global de certificações de créditos de carbono, Verra, a plataforma DMRV pode enviar automaticamente os dados do projeto para verificação e validação sob a metodologia VM0047 da Verra – uma metodologia de compensação de carbono projetada para projetos de florestamento, reflorestamento e revegetação (ARR) dentro do programa Verified Carbon Standard (VCS).
- Colaboração com a AENOR, uma das maiores empresas de certificação do mundo, para garantir que a plataforma está em conformidade com os standards internacionais. A AENOR apoiará este projeto adicionando conhecimento, experiência e expertise, ajudando a assegurar que a plataforma esteja de acordo com os princípios de imparcialidade, objetividade e independência.
- Desenvolvimento da plataforma DMRV de forma modular e aberta. Além disso, a solução será adaptada à medida que as necessidades dos clientes e as exigências do ambiente regulatório evoluem.
Estas melhorias fortalecem a solução integrada que contribui para:
- Acelerar avaliações e monitorização – Tirando partido das tecnologias digitais disponíveis, incluindo bases de dados eletrónicas, sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto, inteligência artificial e machine learning.
- Reduzir custos através da escalabilidade – Diminuindo a necessidade de intervenção humana em atividades de remoção de carbono, como cálculos e auditorias.
- Melhorar a reputação da empresa – Ao utilizar uma metodologia baseada na ciência e uma abordagem tecnológica, a Quellia distingue-se no mercado como uma referência de confiança.
- Criar um mercado fiável para créditos de carbono – Utilizando tecnologia para verificar e rastrear corretamente a criação e a venda de créditos de carbono, a Quellia ajudará a prevenir fraudes e a garantir que os projetos que geram créditos contribuem para a neutralização das emissões de gases com efeito de estufa.
A plataforma DMRV da Quellia recorre à IBM Environmental Intelligence, um conjunto modernizado de ferramentas-base (API/SDK) que utiliza inteligência artificial e ciência de dados para gerir os riscos associados aos desafios climáticos. A solução utiliza um Modelo Fundacional Geoespacial, alimentado pelos dados do Harmonized Landsat Sentinel-2 da NASA, para ajudar a estimar a Biomassa Acima do Solo (AGB) e o teor de carbono numa determinada área geográfica. Isto permite uma quantificação científica do carbono armazenado no solo e na vegetação com alta resolução espacial e temporal, fornecendo uma metodologia escalável para reduzir os custos de avaliações manuais e locais. Esta tecnologia permite à IBM criar mapas de alta resolução da AGB (com valores a cada 30 metros quadrados), a partir de medições dispersas, além de calcular valores históricos e futuros de AGB, unidades de carbono e captura de dióxido de carbono (CO₂), tornando-se a escolha da Quellia para impulsionar este projeto.
“Na Quellia, estamos comprometidos em utilizar tecnologia para criar um ecossistema de mercado de carbono transparente, fiável e de confiança”, afirmou Filipe Vila Nova, Presidente da Quellia. “A nossa colaboração com a IBM aproxima-nos dessa visão, permitindo-nos oferecer às empresas acesso a tecnologias avançadas, conhecimento global e um parceiro de confiança para a nossa jornada de transformação digital. A IBM foi a nossa primeira e única escolha”, acrescentou Filipe Vila Nova.
“A IBM está empenhada em apoiar clientes como a Quellia na sua jornada rumo a um futuro mais sustentável”, acrescentou Ricardo Martinho, Presidente da IBM Portugal. “Ao aproveitar o poder da Inteligência Artificial e da Cloud, podemos transformar a forma como os projetos de créditos de carbono são geridos e verificados, promovendo a transparência e credibilidade no mercado.”
Os clientes que fazem parte do ecossistema oferecido na plataforma DMRV beneficiarão de uma maior transparência, qualidade e ciclo de vida dos créditos de carbono, bem como da confiança na autenticidade dos créditos adquiridos ou transacionados, garantindo a qualidade dos créditos e minimizando o risco de dupla contabilização. Os clientes terão ainda uma redução de custos na criação de estudos de viabilidade para os projetos de carbono e na monitorização dos projetos ao longo do seu ciclo de vida.