Quase 70% da eletricidade gerada em abril foi de fontes renováveis
Em abril de 2023, foram gerados 2.710 GWh de eletricidade em Portugal continental, dos quais 1.880 GWh tiveram origem em fontes renováveis. No passado mês, a eletricidade renovável representou 69,4% da totalidade contabilizada, ao passo que a eletricidade de origem fóssil foi responsável por apenas 20,6% (830 GWh) da produção.
A informação é apresentada no mais recente Boletim de Eletricidade Renovável, produzido pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).
Com base no documento, sabe-se ainda que a Eólica é a fonte de energia que mais contribuiu para a geração de eletricidade, em abril passado, representando 32% do total. Segue-se a Hídrica e o Gás Natural, com 15% de produção, a Solar (13%), a Bombagem (10%), a Biomassa (9,4%) e a Cogeração Fóssil e Outros (5,7%).
No mês de abril deste ano, Portugal registou um preço médio horário, no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), de 76,9 €/MWh. De acordo com o boletim da APREN, o país foi assim o segundo com o preço mais baixo de entre os preços dos principais mercados europeus. Só Espanha ficou à frente, com um preço médio horário inferior.
Já no que respeita ao intervalo de tempo entre janeiro e abril de 2023, o documento estatístico mostra que o preço médio horário registado no MIBEL, em Portugal, é de 91,7 €/MWh, o que representa uma diminuição para menos de metade face ao período homólogo do ano passado.
Também de janeiro a abril deste ano, o setor electroprodutor emitiu, segundo os dados da APREN, um total de 1,1 MtCO2eq, o que equivale a 48% das emissões registadas nos quatro primeiros meses de 2022. Ainda assim, no sentido contrário, o setor da eletricidade renovável conseguiu evitar a emissão de 3,4 MtCO2eq. No passado mês de abril, as emissões evitadas com recurso à eletricidade renovável eram de 0,7 MtCO2eq.
O boletim da APREN faz ainda referência às transferências internacional de eletricidade. Entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2023, o Sistema Elétrico Nacional registou importações de eletricidade equivalentes a 4.032 GWh, sendo as exportações no valor de 1.405 GWh. O saldo importador, para estes meses, é assim de 2.627 GWh.