Em abril de 2023, foram gerados 2.710 GWh de eletricidade em Portugal continental, dos quais 1.880 GWh tiveram origem em fontes renováveis. No passado mês, a eletricidade renovável representou 69,4% da totalidade contabilizada, ao passo que a eletricidade de origem fóssil foi responsável por apenas 20,6% (830 GWh) da produção.
A informação é apresentada no mais recente Boletim de Eletricidade Renovável, produzido pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).
Com base no documento, sabe-se ainda que a Eólica é a fonte de energia que mais contribuiu para a geração de eletricidade, em abril passado, representando 32% do total. Segue-se a Hídrica e o Gás Natural, com 15% de produção, a Solar (13%), a Bombagem (10%), a Biomassa (9,4%) e a Cogeração Fóssil e Outros (5,7%).
No mês de abril deste ano, Portugal registou um preço médio horário, no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), de 76,9 €/MWh. De acordo com o boletim da APREN, o país foi assim o segundo com o preço mais baixo de entre os preços dos principais mercados europeus. Só Espanha ficou à frente, com um preço médio horário inferior.
Já no que respeita ao intervalo de tempo entre janeiro e abril de 2023, o documento estatístico mostra que o preço médio horário registado no MIBEL, em Portugal, é de 91,7 €/MWh, o que representa uma diminuição para menos de metade face ao período homólogo do ano passado.
Também de janeiro a abril deste ano, o setor electroprodutor emitiu, segundo os dados da APREN, um total de 1,1 MtCO2eq, o que equivale a 48% das emissões registadas nos quatro primeiros meses de 2022. Ainda assim, no sentido contrário, o setor da eletricidade renovável conseguiu evitar a emissão de 3,4 MtCO2eq. No passado mês de abril, as emissões evitadas com recurso à eletricidade renovável eram de 0,7 MtCO2eq.
O boletim da APREN faz ainda referência às transferências internacional de eletricidade. Entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2023, o Sistema Elétrico Nacional registou importações de eletricidade equivalentes a 4.032 GWh, sendo as exportações no valor de 1.405 GWh. O saldo importador, para estes meses, é assim de 2.627 GWh.