Os bombeiros portugueses atingiram um novo máximo histórico na recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados em 2021, no âmbito da campanha “Quartel Electrão”, ultrapassando as 2.410 toneladas, anuncia a associação promotora da iniciativa.
Nesta sexta edição do quartel Electrão, que decorreu de janeiro a novembro de 2021 e que teve como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses, participaram 159 associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país, o que permitiu reunir, globalmente, 13 toneladas de pilhas, 22 toneladas de lâmpadas e 2.375 toneladas de equipamentos eléctricos usados.
“O ‘Quartel Electrão’ tem registado, nos últimos anos, uma evolução muito positiva que é elucidativa do envolvimento das associações humanitárias na causa da reciclagem. O valor de 2021 representa um aumento de 19% face a 2020. Nesse ano, apesar da pandemia, os bombeiros já tinham atingido um recorde de 2.029 toneladas de equipamentos. Este entusiamo resulta também da crescente preocupação ambiental do cidadão anónimo que escolhe entregar as suas pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados nos bombeiros locais, ajudando-os, ao mesmo tempo, a ganhar equipamentos de protecção individual, combustível e até viaturas”, declara o director-geral do Electrão, Pedro Nazareth, citado num comunicado.
Marco de Canaveses ganhou veículo de combate a incêndios
Segundo a Electrão, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, no distrito do Porto, recolheu o maior volume de equipamentos a nível nacional e ganhou, por isso, o primeiro prémio desta sexta edição do “Quartel Electrão”: um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 54 mil euros. A associação recolheu, ao longo de 2021, mais de 161 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados.
Como contrapartida por esse esforço, a associação recebeu ainda 12.088 euros em prémios, face às quantidades recolhidas, e canalizou esse valor para a compra de equipamentos de protecção individual para vários operacionais da associação.
O segundo prémio foi atribuído à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lousada, também no distrito do Porto, que reuniu mais de 100 toneladas de equipamentos eléctricos usados. Recebeu cinco mil euros convertíveis em equipamentos de protecção individual, além dos 7.962 euros para a compra de equipamentos, que acumulou face às quantidades recolhidas.
Nesta edição do “Quartel Electrão” foram entregues às associações 250 mil euros, a que correspondem 67.500 em prémios finais e 187.000 euros como contrapartidas pelas quantidades recolhidas.
A campanha “Quartel Electrão” distribui ainda prémios por regiões, que correspondem às áreas de recolha dos equipamentos. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis.
Sétima edição do Quartel Electrão já arrancou
A sétima edição do “Quartel Electrão” já arrancou no passado mês de janeiro. E as associações humanitárias de todo o país terão oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e protecção do ambiente habitando-se, ao mesmo tempo, a ganhar prémios.
O primeiro prémio volta a ser um veículo ligeiro de combate a incêndios. As associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida. São ainda atribuídos prémios às associações que recolherem as maiores quantidades de resíduos em termos regionais. O novo aderente e as associações que se destaquem particularmente na recolha de pilhas e lâmpadas também serão premiados.
No site – ondereciclar – é possível saber qual é o quartel aderente mais próximo onde pode depositar pilhas, baterias e equipamentos eléctricos usados. Esta campanha do Electrão tem como objectivo envolver as associações humanitárias na causa da reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados. Globalmente, desde 2011, esta iniciativa já permitiu a recolha de 9.331 toneladas de pilhas e equipamentos eléctricos usados.