O Município de Loulé assinou, no dia 6 de abril, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, o contrato de financiamento para instalar e executar o Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Quarteira EcoLab.
A cerimónia contou com a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e a representar Loulé esteve Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé; Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, e Lídia Terra, chefe da Unidade Operacional de Adaptação às Alterações Climáticas.
No âmbito do Fundo Ambiental, o Município de Loulé apresentou os principais eixos e objetivos da intervenção proposta para o seu Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Quarteira EcoLab, um território delimitado na zona central de Quarteira, onde serão testadas soluções inovadoras com vista à melhoria do desempenho ambiental e da sustentabilidade, assente em domínios prioritários: energia, mobilidade, edifícios, economia circular e ambiente.
Seguiu-se a candidatura à fase de financiamento para a implementação do Laboratório, uma vez aprovado o Plano de Implementação pelo Fundo Ambiental. A candidatura apresentada em dezembro de 2017 foi avaliada positivamente, tendo o Município de Loulé obtido uma pontuação positiva, entre 12 cidades, acabando por ser selecionadas apenas dez.
Loulé está, assim, entre os municípios que passaram à segunda fase do programa do Fundo Ambiental, com uma verba associada de 409.093,00 € (taxa de cofinanciamento de 49.4%) ficando o remanescente, de 50,6%, a cargo da autarquia.
Loulé tem sido um dos municípios portugueses que mais tem apostado na promoção da sustentabilidade ambiental, é ainda detentor de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC).