Através do Quarteira Lab, projeto cofinanciado pelo Fundo Ambiental, foram colocadas duas papeleiras inteligentes e, posteriormente, num investimento do município alicerçado também a uma candidatura ao mesmo Fundo, foram colocadas mais seis. Assim, as oito papeleiras inteligentes encontram-se instaladas nas seguintes localizações: Terminal Rodoviário, Rua Vasco da Gama e Avenida Infante Sagres.
Estes equipamentos permitem um “processo de recolha 85% mais eficiente, devido ao seu compactador interno de baixo consumo, alimentado por um painel solar instalado no seu topo que permitirá que esta seja completamente autónoma e tenha até oito vezes a capacidade de armazenamento de uma papeleira comum”, refere o município de Loulé em comunicado.
Através de uma plataforma digital, os serviços municipais poderão consultar o estado de enchimento das papeleiras, permitindo aumentar a eficiência das rotas de recolha dos resíduos, reduzir o número de viagens e de mão-de-obra, resultando numa poupança de combustível e, consequentemente, na redução das emissões de CO2. Quarteira recebe assim este projeto inovador, que certamente se virá a estender a outras localizações no concelho.
A Câmara Municipal de Loulé, através desta iniciativa, pretende trazer inovação e sustentabilidade ambiental a esta cidade, tornando-a mais amiga do ambiente.