Proposta de investimento de 128 milhões de euros da Portgás na rede de distribuição está em consulta pública
A Portgás, empresa detida pela REN – Redes Energéticas Nacionais, prevê investir 128 milhões de euros até 2029 na proposta que apresentou de Plano de Desenvolvimento e Investimento das Redes de Distribuição de Gás (PDIRD 2024). Esta proposta, para o período de 2025-2029, foi agora colocada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) em consulta pública, sendo possível comentar a mesma até ao próximo dia 16 de julho.
Na proposta está previsto o crescimento da rede de distribuição em mais 429 quilómetros, assim como o investimento de 84,1 milhões de euros no desenvolvimento do negócio e de 14 milhões em descarbonização. No âmbito da descarbonização de ativos, a Portgás prevê investir 10,6 milhões no desenvolvimento de soluções que permitam ter uma mistura de 20% de hidrogénio na sua rede. A Estratégia Nacional para o Hidrogénio determina uma meta de incorporação de H2 nas redes de gás em volume de 5% até 2025 e 10 a 15% até 2030.
Para além de garantir a qualidade de serviço e o crescimento dos pontos de abastecimento, este PDIRD visa ainda assegurar a descarbonização das redes de distribuição de gás e possibilitar a ligação de produtores de gases renováveis, nomeadamente biometano. Os valores de investimento previstos para cada um dos 29 concelhos da concessão estão disponíveis para consulta nos sites da Portgás e da ERSE.
Após a fase de Consulta Pública, seguir-se-á a emissão de pareceres, não vinculativos, pela ERSE e pela Direção-Geral de Energia e Geologia. A aprovação das propostas de PDIRD compete ao membro do Governo responsável pela área da energia.