Foram hoje divulgados os oito projetos vencedores do concurso para a promoção da economia circular no setor da construção. Com um financiamento total de 3,5 milhões de euros, este concurso insere-se no programa “EEA Grants Ambiente”, suportado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants.
Conforme nota do gabinete do ministro do Ambiente e Ação Climática, de entre as 25 candidaturas submetidas, os projetos selecionados visam contribuir para aumentar a aplicação dos princípios da economia circular no setor da construção, atendendo ao desempenho ambiental de materiais, componentes e produtos, a metodologias e tecnologias inovadoras, bem como à redução de resíduos de construção e demolição e a sua incorporação em novos materiais e produtos.
Com uma taxa de financiamento de 85% do programa EEA Grants Ambiente, os projetos vencedores são desenvolvidos em várias zonas do país (Açores, Santarém, Braga, Lisboa, Porto, entre outras) por pequenas empresas, consórcios de institutos públicos, associações sectoriais e universidades.
Recorde-se que o Programa EEA Grants, iniciado em 1994, tem uma dotação global de 102,7 milhões de euros para o período entre 2014 e 2021, apoiando cinco áreas: crescimento azul; ambiente; conciliação e igualdade de género; cultura; cidadãos ativ@s. Adicionalmente, o Fundo de Relações Bilaterais pretende apoiar iniciativas que visem o fortalecimento das relações entre Portugal e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.