Projeto sensibiliza para as vantagens das soluções de betão com materiais reciclados

O projeto “Painel de Barreira Acústica em Betão Borracha”, impulsionado pela Farcimar, foi um dos dois finalistas do NextLap 2.0, programa promovido pela Valorpneu que deu origem a um projeto-piloto. A Ambiente Magazine foi ao encontro de Micaela Oliveira, Técnica no Departamento de Projeto e Inovação da FTS – Technical Solutions (do Grupo Farcimar), que dá nota das vantagens do projeto para impulsionar um setor dos transportes mais amigo do ambiente.

“A produção de painéis de barreira acústica em betão borracha permite o consumo de uma grande quantidade de granulado de borracha”, explica, acrescentando que, “cada painel consome, pelo menos, 60kg de granulado de borracha por m2, o que representa cerca de 10 pneus de carro em fim de vida por m2 de barreira”. Por outro lado, “na composição de betão borracha da Farcimar, os materiais naturais, brita e areia, são substituídos a 100% por granulado de borracha, o que os torna menos poluentes”, destaca.

Na prática, explica a responsável, o projeto materializa-se através da instalação das barreiras acústicas em infraestruturas rodoviárias e ferroviárias como elementos de minimização do impacto do ruído e de minimização do impacto ambiental. E, no âmbito do Programa NextLap2.0, foi possível instalar uma barreira acústica piloto na Ligação Ferroviária entre Évora e Évora Norte, com uma extensão total de 123,12ml e uma altura de 3m, sendo constituída por 48 painéis, com 4,96×1,50m: “O consumo de aglomerado de borracha por m2 de painel foi de 73kg, totalizando uma incorporação total de aproximadamente 28ton de granulado de borracha”.

“Elevado desempenho acústico e mecânico”

Já implementados, os painéis de barreira acústica em betão borracha “possuem elevado desempenho acústico, com elevados valores de absorção e isolamento sonoro”, refere Micaela Oliveira, destacando que a Farcimar possui “três geometrias de painéis com classes de absorção sonora A2, A3 e A4, respetivamente, de acordo com a EN 1793-1 e classe B4 (EN 1793-2) em relação ao isolamento sonoro”.

Em relação aos próximos passos, a responsável adianta que, sobre barreira acústica piloto instalada em Évora, prevê-se a “monitorização do seu desempenho acústico em 2024”, aquando da abertura ao tráfego ferroviário da nova ligação. Por outro lado, a Farcimar tem como ambição o “desenvolvimento de novos Projetos de I&D com o objetivo de continuar a incorporar granulado de borracha em produtos pré-fabricados de betão”, afirma.

Enquanto comercializadora de painéis de barreira acústica em betão poroso, betão com aparas de madeira e betão com casca de arroz, a Farcimar pretende com os painéis em betão borracha a introdução no mercado de mais uma barreira sustentável e com elevado desempenho acústico e mecânico. Além disso, é grande ambição sensibilizar as concessionárias rodoviárias e ferroviárias, principais clientes das soluções de barreira acústica, para as vantagens da utilização de soluções em betão e em particular das que incorporam na sua composição materiais reciclados, remata.