O BlueZ C Institute, spinoff da Universidade do Algarve, está a promover o projeto Sal C, que pretender valorizar as salinas para a captura de CO2 e para a mitigação das alterações climáticas. E Rui Silva, presidente do Instituto, veio explicar esta iniciativa no evento “Rumo ao Net Zero: soluções de base natural para a captura de CO2”, organizado pela Fundação Repsol, nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, em Lisboa.
Desta forma, o objetivo do projeto passa pela criação de um viveiro para a produção de ervas marinhas num sistema semi-natural – estas ervas que funcionarão como um filtro de carbono. No fim, irá perceber-se se é possível plantar as ervas e quantificar o sequestro de CO2.
Esta iniciativa permitirá ainda a retenção de poluentes como microplásticos e a avaliação da adicionalidade nas reservas de carbono no sedimento e nos fluxos ar-água de CO2 e biometano.
Assim, o projeto Sal C “vai inovar o setor do sol e melhorar a qualidade do sal consumido”, esperando-se que o mesmo modelo possa ser replicado em Portugal e Espanha, onde há grandes áreas de salinas.
O evento realizou-se no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia (ISA), juntando especialistas de diferentes setores para debater soluções de base natural que levem à captura de carbono e à redução das emissões de GEE (gases com efeito de estufa).