É até ao dia 10 de agosto, terça-feira, que a exposição “Artes Plásticas — Projeto ReciclARTE” promovida pela ASTA (Associação de Teatro e Outras Artes) vai estar no Serra Shopping.
A exposição, que apresenta como é possível usar lixo para criar arte, conta com peças de arte desenvolvidas por 120 alunos, entre os 11 e os 16 anos, dos municípios da Covilhã (Agrupamento de Escolas do Teixoso), Fornos de Algodres (Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres) e Gouveia (Instituto de Gouveia Escola Profissional e Agrupamento de Escolas de Gouveia), pode ler-se num comunicado.
É no Piso 0 do centro comercial que os visitantes podem encontrar um total de 14 quadros recriados a partir de materiais reciclados e resíduos. “O resultado são inesperadas reproduções de alguns dos maiores pintores do século XX, desde Picasso, Miró e Salvador Dalí, a artistas locais como Abel Manta e João Abel Manta, naturais de Gouveia”, explica o centro comercial numa nota.
Para António Parracho, diretor do Serra Shopping, “é uma honra para o centro receber uma exposição que não só permite aos jovens relacionarem-se com o mundo das artes, como contribui para que estes desenvolvam o seu interesse pela escola e ganhem uma maior consciência social dos problemas atuais, como a necessidade de proteger o meio ambiente”.
Estas obras artísticas são apenas a primeira fase do projeto ReciclARTE, já que o próximo ano letivo terá como foco de trabalho a criação de três espetáculos de teatro e três concertos. A temática mantém-se: reciclagem, reutilização e reaproveitamento dos resíduos.
A exposição “Artes Plásticas — Projeto ReciclARTE” patente no Serra Shopping faz parte do movimento “Cultura no Centro”, o projeto dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra que quer tornar a arte e a cultura acessível a todos. Ao longo de 2021, serão realizadas várias atividades e movimentos artísticos nos centros comerciais geridos pelo grupo, de forma a tornar a cultura acessível a todos os portugueses, de norte a sul do país.