Após o sucesso do primeiro curso de curta duração organizado pela CRIACIV, intitulado “Experimental modelling of wind actions and structural response”, o projeto MaRINET2 continua com a programação de cursos na área das energias renováveis marinhas.
O próximo curso é organizado pela Technical University of Denmark, sobre “Remote sensing of offshore wind conditions”, de 1 a 3 de novembro, para o qual as inscrições terminaram em agosto.
O 3.º curso será organizado pelo Maritime Research Intitute (Marin) e pelo Environmental Hydraulics Institute University of Cantabria (UC-IHC). Intitulado “Hydrodynamics of fixed and floating Offshore Wind Turbine foundations”, o curso vai ter lugar em Wageningen, Holanda, para o qual abriram agora as inscrições.
Os cursos de curta duração, entre 2 a 5 dias, são dirigidos para investigadores académicos e na industria, no sector da renováveis offshore. São organizados e palestrados por parceiros do projeto MaRINET2, e focam em 3 áreas: energia das ondas, vento e maré.
Os temas estudados incluem testes integrados em tanques, hidrodinâmica de fundações de turbinas fixas e flutuantes, confiabilidade e análise de risco de tecnologias de energias renováveis marinhas, bem como processos de teste e verificação desde o tanque ao mar.
Os cursos são gratuitos, e existem bolsas de viagem e subsistência para estudantes de mestrado e doutoramento, bem como para early-stage researchers. Mais informações sobre o programa, a localização e a duração dos cursos está disponível no website do MaRINET2.
O MaRINET2 é um projeto de 10.5 milhões de euros, financiado pelo Horizonte 2020, coordenado pelo MaREI (Marine and Renewable Energy Ireland) da University College of Cork. O projeto pretende acelerar o desenvolvimento das tecnologias de energia renovável marinha providenciando o acesso sem custos a uma rede de 57 centros investigação pela Europa.