No próximo dia 18 de setembro celebra-se o World Cleanup Day, um dos maiores movimentos cívicos da atualidade, que une 180 países por um planeta mais limpo e sustentável através da proteção dos ecossistemas globais. Esta é também a missão do projeto europeu MAELSTROM, que nesse dia vai promover a segunda de várias limpezas de praias europeias, a realizar-se na Praia do Castelo do Queijo, na cidade do Porto.
O evento, cuja inscrição pode ser feita aqui, é organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto e o CIMA Research Foundation de Itália, ambos parceiros do projeto, e conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Sea Life Porto, da LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto), do Clube de Vela Atlântico, das Águas e Energia do Porto, da The Great Bubble Barrier e da UNIFARDAS.
Numa nota divulgada à imprensa, o Sea Life Porto lembra que os ecossistemas marinhos estão sobre uma intensa pressão e, nesse contexto, o lixo marinho representa uma importante ameaça à saúde ambiental e humana, sendo que todos anos, pelo menos 10 milhões de toneladas de lixo acabam nos nossos oceanos: “Cerca de 80% de todos os detritos marinhos são plásticos, incluindo os microplásticos que podem entrar nas cadeias alimentares dos ecossistemas marinhos”. É por isso urgente promover a consciencialização, adoção de boas práticas, comportamentos e escolhas responsáveis, essenciais para uma sociedade e futuro sustentáveis.
Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa H2020, o projeto MAELSTROM reúne um consórcio de 14 parceiros internacionais que ao longo dos próximos quatro anos terá como objetivo investigar e implementar tecnologias inovadoras para a identificação, recolha e reciclagem de lixo marinho, inserindo-o novamente na cadeia de mercado sob a forma de polímeros e outros materiais regenerados. Paralelamente, o projeto propõe-se a criar vários momentos de sensibilização sobre o tema através do direto envolvimento dos cidadãos.
De acordo com a mesma nota, a limpeza da Praia do Castelo do Queijo arrancará às 9h com a receção dos participantes, à qual se seguirá uma introdução ao paradigma do lixo marinho e ao projeto MAELSTROM. No seguimento desta introdução terá início a limpeza da praia e pelas 11h45 dar-se-á início às intervenções das entidades convidadas, que incluirá a apresentação da tecnologia para a remoção do lixo marinho a ser implementada em Portugal, desenvolvida pela The Great Bubble Barrier, também parceira do projeto. Uma breve atividade didática para os mais pequenos sobre os efeitos do lixo marinho e dos microplásticos encerrará o evento. Está ainda prevista a colocação de uma baleia de dimensões reais feita de polietileno reciclado, como elemento de sensibilização, realizada pelos investigadores da CIMA Research Foundation com o apoio do consórcio Ecopolietilene de Itália.
Devido às restrições impostas pelo COVID-19 será necessária a inscrição prévia para participar no evento. O programa do evento pode ser consultado aqui.