O Projeto Heróis da Água, promovido pela EMAS de Beja, no ano letivo 2017/2018, teve uma grande recetividade da comunidade escolar, e visitou cerca de 20 escolas do concelho de Beja
O projeto de sensibilização ambiental Heróis da Água tem como linhas de atuação a “Sensibilização e educação ambiental”, o” Envolvimento da comunidade numa cidade inteligente e sustentável” e a “Promoção do conhecimento e l&D”.
O projeto teve início em 2012 e conta já com a realização de 449 sessões presenciais, com uma média de 21 escolas que participam em cada ano letivo, com um no médio de 2002 alunos por ano letivo. No ano letivo 2017/2018, o projeto focou – se na promoção de ações para combater as Alterações climáticas no ciclo urbano da água, e foram realizadas 138
sessões desde o pré-escolar até ao 3o ciclo, envolvendo cerca de 2831 alunos. A EMAS de Beja promoveu junto dos mais novos a iniciativa “Desafiando as alterações climáticas”, que contou com a participação de aproximadamente 51 trabalhos, em diversos formatos.
A iniciativa “Desafiando as alterações climáticas” teve como objetivo impulsionar junto da comunidade escolar uma cidadania global ativa e uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável.
Aos 5 grupos vencedores foi atribuído como prémio a visita ao Centro de Ciência Viva de Faro. Neste percurso o projeto contou com uma distinção na área do empreendedorismo e inovação social, no âmbito do projeto MIES, Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, uma menção honrosa do prémio “GPA-EDIA: Boas Práticas em Alqueva”, o prémio APDA – Tubos de Ouro 2017, na temática “Melhor ação de responsabilidade social e o “Grande Prémio APCE 2018 – Campanha de Responsabilidade Social Corporativa, atribuído pela Associação Portuguesa Comunicação de Empresa.