Projeto “Há ART nas Fábricas de Água” leva arte urbana às instalações da Tejo Atlântico
O projeto “Há ART nas Fábricas de Água” está a levar a arte urbana até às instalações da Tejo Atlântico. O objetivo, segundo uma nota divulgada pela empresa, assenta em despertar o interesse da população para o serviço essencial que garante Água Residual Tratada.
A primeira instalação a ser intervencionada, foi a Estação Elevatória de Choupal, em Torres Vedras, que conta agora com um enorme mural do artista plástico Tiago Hacke.
Segundo a presidente da Tejo Atlântico, Alexandra Serra, “ao pintarmos as nossas instalações, a Tejo Atlântico está a dar mais visibilidade a um trabalho que é pouco visível para a comunidade. As Fábricas de Águas e as Estações Elevatórias são instalações fundamentais no sistema de saneamento, contribuindo para a qualidade dos nossos rios e mar.”
Localizado no percurso Eco-Caminho do Rio Sizandro, Varatojo, este mural com 25mx7m, pintado na Estação Elevatória do Choupal, exibe a “Celebração da biodiversidade” com várias espécies de peixes: a Cobra-de-água-de-colar; a Enguia Europeia; o Girino de Sapo-corredor; o Ruivaco-do-oeste; e a Verdemã e representam o contributo das Fábricas de Água da Tejo Atlântico para o ambiente e para a proteção da fauna. Neste caso, o meio recetor beneficiado é o rio Sizandro que recebe a água tratada da Fábrica de Água de Torres Vedras, infraestrutura responsável pelo com o tratamento diário de cerca de 8.800 m3 água residual.
A iniciativa “Há ART nas Fábricas de Água” da Tejo Atlântico dá continuidade aos projetos de comunicação através da arte urbana que, de uma forma irreverente e original, sensibiliza a população para uma atividade pouco visível e para um serviço essencial de tratamento de água residual com impacto positivo no ambiente e na saúde púbica.
O desenvolvimento deste projeto vai ser implementado em outros municípios, estando previsto a intervenção artística em instalações nos concelhos de Lisboa e de Oeiras.