O Projeto Guardiões reuniu com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) para apresentar um conjunto de iniciativas que têm como objetivo promover a sustentabilidade ambiental e implementar medidas de ação climática.
Os projetos, criados pelo Guardiões, abrangem diversas áreas de atuação, incluindo a Agricultura e Florestas, Biodiversidade e Paisagem, Mobilidade Sustentável, Recursos Hídricos, Qualidade do Ar e Resíduos.
Cátia Sousa, engenheira do Ambiente e consultora do Guardiões, afirma que “os municípios podem desempenhar um papel importantíssimo na preservação do Ambiente e na mitigação dos impactes das alterações climáticas. Em concreto, através da adoção de estratégias que permitam melhorar o seu desempenho ambiental e intensificar as respostas às múltiplas ameaças, como as inundações e secas”.
Os projetos poderão ser implementados nos 13 concelhos da CIMBAL – Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira -, e nos cinco municípios associados à CIMAL – Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines -, adaptados de acordo com as necessidades de cada território.
O Guardiões pretende ainda levar estes projetos à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).