O Projeto “Recolha Seletiva em Festas e Romarias”, promovido pela Lipor e os municípios associados, em implementação de maio a outubro, abrangeu um total de 16 festas, romarias e eventos de características similares, resultando na recolha de um total de mais de 31 toneladas de resíduos recicláveis.
De forma a apoiar a implementação no terreno, foram alvo de sensibilização presencial um total de 371 pontos comerciais no recinto das diferentes festas, sendo esta dirigida sobretudo aos pontos de tipologia semelhante ao setor da restauração. No material rececionado proveniente deste projeto não foi identificada nenhuma situação de não-conformidade.
Os resultados obtidos são fruto do esforço conjunto da Lipor e dos municípios associados na promoção da gestão sustentável dos resíduos e na criação de hábitos de separação de resíduos. Mas o projeto não se encerra nesta fase. Seguidamente, terá lugar, em parceria com os municípios associados, a atribuição de benefícios a 10 entidades identificadas – Cerciespinho (Espinho), Corporação de Bombeiros Voluntários de Gondomar (Gondomar), Socialis – Associação de Solidariedade Social (Maia), Associação “No Meio do Nada” – Kastelo (Matosinhos), APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Porto (Porto), ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (Porto), Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim (Póvoa de Varzim), União Desportiva e Cultural de Navais (Póvoa de Varzim), Corpos de Bombeiros de Valongo e de Ermesinde (Valongo) e Bombeiros Voluntários da Vila do Conde.