Projeto Deep Tech vai converter desperdício alimentar em oportunidades de negócio
DIP4Agri, o projeto liderado pelo Centro de Biotecnologia e Quimica Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, pretende acelerar a capacitação em inovação e empreendorismo de instituições de ensino superior, nos domínios de deep tech e na valorização de subprodutos agroalimentares.
Financiado pela Iniciativa IES do EIT: Capacitação em Inovação para o Ensino Superior, este projeto irá integrar conhecimento nas áreas das chamadas Deep Techs (onde se incluem as áreas da biotecnologia, tecnologias limpas, robótica, Inteligência Artificial e machine learning), inovação e empreendedorismo com o grande objetivo de poder converter o problema do desperdício agroalimentar em oportunidades de negócio.
Em paralelo, o projeto irá promover uma transformação sistemática para uma mudança efetiva e duradoura junto das instituições de ensino superior onde serão aproveitadas estruturas e procedimentos já existentes de forma a alcançar melhorias impactantes no ecossistema regional de inovação.
A longo prazo, o objetivo do projeto será expandir este programa para que se possa tornar numa referência a nível europeu de apoio a startups de base científica e tecnológica na área agroalimentar. Assim, o projeto irá iniciar a 15 de setembro um programa de formação de 60 horas para apoiar e fomentar empreendedorismo em áreas de Deep Tech, intitulado Deep Tech for Innovators.
O projeto irá decorrer até dezembro.