O CEiiA lançou em junho do ano passado, no Festival do Novo Bauhaus Europeu (NEB), em Bruxelas, o NEBbyAYR, um movimento transformacional, protagonizado pelas novas gerações, para pensar e desenhar as cidades do futuro, a partir da sustentabilidade.
Com esta ambição, os jovens mobilizam cidades, comunidades e pessoas para a adoção de comportamentos sustentáveis, através da linguagem universal e inspiracional das artes e da cultura, num projeto experimental que se iniciou em Matosinhos, mas que agora se irá estender a mais cidades do país.
No próximo dia 17 de junho, o CEiiA abre portas para apresentar os Manifestos Artísticos pela Sustentabilidade elaborados por mais de duas centenas de alunos acompanhados pelos seus professores de seis escolas de Matosinhos, partindo do lema “o futuro não se reivindica, constrói-se”. Os manifestos estarão expostos na rede de mobiliário urbano de Matosinhos, até 15 de julho.
O artista Miguel Januário vai também apresentar o ícone do movimento NEBbyAYR, uma obra de arte que interage com o público, demonstrando que as opções sustentáveis dos cidadãos e das comunidades têm valor efetivo na descarbonização das cidades.
O Dia Aberto deste “movimento” é também o ponto de partida para a criação da rede de cidades Be.Neutral, através do qual se pretende acelerar a transição para a neutralidade carbónica.