O “FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”, criado pelo CRE.Porto (Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável) e promovido pela Universidade Católica Portuguesa – Porto, foi um dos 45 projetos selecionados para integrar o livro e o filme “Rostos do Novo Norte”.
O projeto português foi ainda, escolhido – pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) – para fazer parte da exposição “O Norte somos Nós”, que está patente no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
“O Norte somos nós – Rostos de um Novo Norte” marca o encerramento de um ciclo comunitário que permitiu a aplicação de um montante financeiro significativo para a região Norte. Nesse contexto, e de forma a distinguir o desempenho dos promotores no projeto, além da criação da exposição e da publicação do livro, foi desenvolvido um filme em que os responsáveis pelos vários projetos foram desafiados a explicar o que sentem por se assumirem como um “Rosto do Novo Norte”.
Ressalve-se que o projeto FUTURO resulta de um esforço de várias autarquias, cidadãos, proprietários e associações florestais, instituições de ensino e outras entidades, que pretendem reflorestar 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reabilitação, com cerca de 100 mil árvores de espécies nativas da região. A iniciativa, que arrancou em outubro de 2011, já uniu, até hoje, cerca de 11 mil voluntariados. Refira-se que até ao momento foram plantadas, mantidas e monitorizadas mais de 81 mil árvores nos vários municípios da Área Metropolitana do Porto.