Projeto de gestão da bacia hidrográfica do rio Ceira face às alterações climáticas recebe investimento de 2,6 milhões de euros

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, preside à cerimónia de assinatura do contrato do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas”. Marcada para quarta-feira, 18 de dezembro, às 11h00, a cerimónia decorre em Coimbra, no Auditório da Administração de Região Hidrográfica-Centro, na Avenida Cidade Aeminium (antiga Fábrica dos Mirandas), e conta também com a presença da secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa.

O projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas” é apoiado pelo EEA Grants 2014-2021, mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu. Baseado numa abordagem ambiental, visa consciencializar as populações locais para a mitigação e adaptação das suas atividades às alterações climáticas neste território.

Com a duração de 36 meses e um orçamento de 2,6 milhões de euros, o projeto é coordenado pela Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente, tendo como parceiros a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, os municípios de Arganil, Góis, Lousã e Pampilhosa da Serra e a Direção Norueguesa para a Proteção Civil. Com incidência nas componentes hidrológica, cultural e nos ecossistemas, o projeto pretende melhorar a resiliência e a capacidade de resposta às alterações climáticas.