A introdução de 70.380 Luminárias LED na iluminação pública no conjunto de 11 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), representa uma poupança energética anual de 18GWh, significando uma redução anual na ordem dos 2,2 milhões de euros na fatura de energia e evitando a emissão de 8.460 toneladas CO2eq para o ambiente.
Para além das “poupanças significativas”, ajudando os municípios a atingirem as metas energéticas e ambientais, esta intervenção liberta fundos para outros investimentos em prol da Comunidade.
Em linha com a estratégia de transição para uma economia de baixo carbono para tornar a região da Lezíria do Tejo mais eficiente e sustentável e ao abrigo do Programa Portugal 2020 para a Eficiência Energética na Iluminação Pública, a CIMLT lançou diversas candidaturas para a substituição em grande escala de equipamentos de iluminação pública com tecnologia de descarga por novas luminárias equipadas com tecnologia LED em todos os 11 municípios associados.
Com mais de 70 mil luminárias fornecidas até ao momento, a Schréder Iluminação foi o parceiro desta remodelação da paisagem noturna de toda a região da Lezíria do Tejo. “As luminárias LED não só proporcionam enormes benefícios energéticos e ambientais, como também melhoram a qualidade da luz, através de uma superior restituição cromática e melhores níveis luminotécnicos que aumentam a sensação de segurança e de conforto para potenciar a vivência, mobilidade e economia noturna em todos os municípios”, lê-se numa nota divulgada pela empresa.
O grau de satisfação com a “performance das luminárias LED Schréder” não podia ter sido mais positivo: “Os vários os municípios do Conjunto Intermunicipal da Lezíria do Tejo avançaram para a segunda fase deste programa de Eficiência Energética na Iluminação Pública com a substituição de mais luminárias para cobrir em maior proporção o parque de luminárias de cada concelho”, refere a mesma nota.