O projeto-piloto de Reciclagem e Reembolso de Embalagens de Alumínio e PET (REAP), implementado pela Universidade de Aveiro (UA), permitiu encaminhar para a reciclagem mais de 2,4 toneladas de garrafas de plástico e latas de alumínio. Evidenciando uma tendência de crescimento, no final deste ano letivo de 2022/2023, estima-se que as máquinas do Projeto já tenham sido utilizadas por 13.557 pessoas, das quais 6.424 são estudantes.
Nos vários equipamentos espalhados pela faculdade, em funcionamento desde abril de 2022, foram depositadas 113.290 garrafas de plástico e 24.113 embalagens de alumínio, o equivalente a um total de mais de 4 mil euros creditados em cartões UA, pode ler-se num comunicado.
No segundo semestre do ano letivo, foram depositadas 58.022 embalagens de alumínio e PET, o que representa um aumento de 17% face ao primeiro trimestre, em que foram recolhidas 48.478, adianta a faculdade.
“Mais do que a quantidade de embalagens recolhidas, este projeto contribui para a promoção de comportamentos ambientalmente responsáveis”, afirma a vice-reitora para as Políticas para a Cultura e Vida nos Campi, Alexandra Queirós, destacando ainda o contributo do projeto para uma “maior sensibilização ambiental da comunidade académica e para o papel que cada um de nós pode ter na gestão dos recursos”.
“Este é um projeto que pretende reforçar a contínua preocupação da Universidade de Aveiro no que respeita à sustentabilidade, ao fazer o aproveitamento de resíduos e incentivando à prática da reciclagem.”, refere a vice-reitora.
A UA lançou um sistema de reciclagem que permite aos estudantes e trabalhadores da Universidade depositar embalagens de alumínio e PET e receber por isso. Esta devolução é realizada em equipamentos dedicados e, no total, são seis as máquinas disponíveis para reciclar as embalagens. Os equipamentos estão em vários pontos dos campi da UA, nomeadamente no edifício do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico, na Zona Técnica Central, na Casa do Estudante, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e na Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN).
O valor do depósito é creditado no Cartão Único da UA, o qual já está associado aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição, e difere consoante o tamanho da embalagem, podendo variar entre dois e cinco cêntimos.
De acordo com a UA, quem desejar depositar as suas embalagens só tem de se dirigir a uma das máquinas do projeto REAP, aproximar o seu cartão no sensor de leitura de cartão e inserir a embalagem com a base para dentro e com o código de barras apontado para cima. As embalagens de plástico apenas são aceites caso o código de barras esteja intacto.
O projeto Reciclagem e Reembolso de Embalagens de alumínio e PET (REAP), apresentado pela UA, foi um projeto aprovado para financiamento pelo Programa Ambiente, do Mecanismo Financeiro plurianual (EEA Grants), estabelecido no Acordo do Espaço Económico Europeu. Para a implementação deste projeto, a UA teve como parceiro a empresa norueguesa Infinitum, com vasta experiência na implementação do sistema de recolha com reembolso na Noruega.