O projeto de responsabilidade social e ambiental da The Navigator Company – “Dá a Mão à Floresta” – acaba de lançar um novo website e uma nova revista que oferecem uma maior quantidade e diversidade de conteúdos didáticos, direcionados ao público infantojuvenil. A nova revista, enviada gratuitamente para as crianças de todo o país, passa agora a ter o dobro das páginas e conteúdos lúdico-educativos mais abrangentes, refere a empresa.
Desde jogos interativos, episódios de desenhos animados da família “Dá a Mão à Floresta” e atividades de corte e colagem, o novo website apresenta um visual mais intuitivo e interativo, com várias novidades e conteúdos lúdico-pedagógicos sobre a floresta e o meio ambiente que pretendem ajudar os pais, os educadores e os professores na dinamização de atividades com os mais pequenos.
Entre as principais novidades, o website “Dá a Mão à Floresta” tem um novo espaço, o “Cantinho do Saber”, que disponibiliza conteúdos didáticos, entre os quais apresentações, fichas de exercícios e atividades de sala de aula sobre vários temas relacionados com o meio ambiente e que são leccionados no primeiro ciclo. Tem, também, uma nova secção denominada “Calculadora Carbónica”, que permite às crianças calcular quantas árvores são necessárias para sequestrar uma quantidade (à escolha) de carbono da atmosfera. Esta funcionalidade permite aos mais pequenos compreender, de forma fácil e intuitiva, a importância de ter um planeta mais verde e o contributo real que as florestas têm para a sua preservação.
Além de continuar a abordar diversos temas educativos que remetem para a floresta e para o meio ambiente e a apresentar atividades lúdico-pedagógicas feitas em papel, também a nova revista “Dá a Mão à Floresta” conta agora com um conjunto de novidades e de novas rubricas, entre as quais se destacam os artigos “Portugal nas Alturas”, que dão a conhecer os pontos mais altos de Portugal, e a rubrica “Dicas da Nádia e do Vasco”, onde as duas personagens partilham dicas de sustentabilidade, sobre a floresta e o meio ambiente.
A revista conta, ainda, com uma secção – “É da nossa floresta” – onde são partilhados produtos que provém da floresta, com a rubrica “Eureka!” que oferece experiências em contexto pedagógico para os mais pequenos fazerem em casa e, por fim, com a nova área “Viva o Professor”, destinada a homenagear o trabalho realizado pela classe educativa.
O “Dá a Mão à Floresta” foi lançado em 2011, no Ano Internacional da Floresta, e tem como principal objetivo sensibilizar o público infanto-juvenil para a necessidade de proteger a floresta nacional, valorizar os produtos de origem florestal e preservar o ambiente. O projeto tem vindo a ganhar notoriedade e reconhecimento, ano após ano, reforçando a componente de educação para a sustentabilidade. As suas características e pertinência foram reconhecidas pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE), que o distinguiu como “Melhor Campanha de Comunicação de Responsabilidade Social”, nas edições de 2013 e 2014 do Grande Prémio APCE.