No ano em que celebra 18 anos, o CVR (Centro para a Valorização de Resíduos) recebe um financiamento da União Europeia de mais de 500 mil euros, anuncia a entidade. O objetivo principal do projeto denominado CVR.TechRe4C é “reforçar a capacidade laboratorial e de investigação aplicada” do centro, dotando-o com “equipamentos técnico-científicos tecnologicamente avançados e adaptando as suas infraestruturas”, lê-se no comunicado do CVR.
Com este investimento, o CVR ambiciona “aumentar o número de serviços prestados” e “melhorar, ainda mais, a resposta das valências atualmente oferecidas”. Estes investimentos assumem-se “fundamentais para capacitar a entidade nas seguintes áreas de atuação: tecnologias de valorização material, energética e biológica; ecoeficiência e sustentabilidade de recursos e materiais; digitalização e indústria 4.0 e economia circular”, destaca a entidade.
Ao reforçar estas áreas, o projeto CVR.TechRe4C fomenta a realização de investigação aplicada e desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas e instituições que desenvolvem atividades e culminam no desenvolvimento de produtos e serviços com importantes mais-valias para o mercado e ambiente. De igual modo, existirá uma afirmação e promoção da inovação regional, à escala nacional e internacional, bem como para a consolidação das atividades de investigação na região Norte de Portugal.
O CVR.TechRe4C é financiado pela União Europeia através do Portugal 2020 e no âmbito do Norte 2020.