O projeto “Azores Smart Islands”, desenvolvido pela mobinteg, é o vencedor do Prémio Cidades e Territórios do Futuro, da APDC, na categoria “Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização”. Um marco significativo na promoção de um turismo inteligente, validado agora pela APDC.
Para a mobinteg, esta distinção representa não só um reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação da equipa, mas também um estímulo para continuar a inovar e a colaborar com as comunidades locais para a implementação de soluções que promovam o smart tourism.
“Estamos muito orgulhosos por ver o projeto ‘Azores Smart Islands’ ser reconhecido pela APDC. Vencer este prémio, em particular nesta categoria, é um testemunho do nosso compromisso em desenvolver soluções que não só impulsionam a sustentabilidade, mas também promovem o crescimento económico e a inclusão social das comunidades”, afirma Pedro Miguel Geraldes, co-founder e managing partner da mobinteg.
O Prémio Cidades e Territórios do Futuro é o galardão atribuído pela APDC a projetos e soluções pioneiras, de base tecnológica, que tornem as cidades e os territórios espaços mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.
A Azores Smart Islands representa um dos maiores e mais ambiciosos projetos de smart tourism da Europa, disponibilizando a todos os utilizadores dezenas de percursos e centenas de pontos de interesse distribuídos pelas nove ilhas, e pelos 19 municípios açorianos, e mais de 50 fontes de notícias e eventos, com atualização em tempo real.
O projeto, suportado na plataforma SMIITY foi implementado pela mobinteg, em parceria com empresas locais (a GlobalEda e a Zona de Ideias), e foi promovido pelas associações de desenvolvimento local – GRATER, Adeliaçor, ARDE e ASDEPR -, em articulção com os municípios da Região Autónoma dos Açores.
A Azores Smart Islands está agora disponível para uso público e pode ser descarregada gratuitamente na App Store e no Google Play.