O município da Moita promove o projeto “Agricultura Biológica e Compostagem na Escola”, nos estabelecimentos de ensino públicos do primeiro ciclo e jardins-de-infância, há mais de 20 anos.
Devido à situação de pandemia e para salvaguardar a saúde e segurança de alunos, professores e técnicos da autarquia, o município fez “algumas alterações” e, em vez das “habituais visitas dos técnicos da autarquia a cada turma”, serão “disponibilizados vídeos temáticos” direcionados aos alunos, pode ler-se no comunicado. Desta forma, “graças ao envolvimento” dos professores e educadores, tem sido possível continuar a “transmitir aos alunos” do concelho a “importância da reciclagem dos resíduos orgânicos” e os “benefícios dos produtos biológicos” para a saúde e ambiente, refere o mesmo comunicado.
Nos vídeos temáticos, por cada fase de trabalhos na horta, há uma história contada através de um livro pop-up, criado em exclusivo para este projeto, com a colaboração de Andreia Gomes, artista residente na Moita.
No presente ano letivo, participam neste projeto 24 turmas do primeiro ciclo, 24 salas de jardim-de-infância e duas de ensino especial, envolvendo mais de 1000 crianças e meia centena de docentes.