Foram recebidas 21 candidaturas ao Programa “Sê-lo Verde”, que apoia a sustentabilidade ambiental dos festivais de música realizados em Portugal. Até terça-feira, dia 4, último dia das candidaturas, o total de apoios solicitados atingiu o valor de 1,45 milhões de euros, para um programa com uma dotação máxima de 0,5 milhões de euros.
O programa define também duas categorias de candidaturas: a dos festivais com um número entre 5 000 e 25 000 espetadores e a dos festivais com mais de 25 000 espetadores. A taxa de financiamento fixada nas candidaturas foi de 40% ou de 60%, respetivamente para medidas intangíveis (exemplos: ações de sensibilização ou de comunicação) e tangíveis (exemplos: promoção da reciclagem ou redução do consumo de água).
As propostas serão agora avaliadas de acordo com os critérios pré-definidos, de que são exemplos a inovação e a relação custo/benefício. A decisão sobre as propostas apoiadas será conhecida na primeira quinzena de maio. O júri que as avaliará é presidido por Miguel Guedes (área Musical) e integra ainda Miguel Barbosa (área da Inovação) e Ângela Morgado (área do Ambiente).
O “Programa Sê-lo Verde” 2017 tem em vista incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social e económico nos grandes eventos de música.