Programa piloto da APREN promove literacia energética nos mais novos
A APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis) lançou um programa piloto de literacia energética direcionado para alunos do primeiro ciclo com o objetivo de promover a educação energética e suscitar a curiosidade dos mais novos pelo setor.
A iniciativa surge no âmbito do Dia da Energia, que se celebrou no dia 29 de maio, e ao abrigo do Projeto APRENDE, a marca que engloba todas as ações da APREN direcionadas a estudantes. Promovendo a literacia energética, o programa piloto ensina “conceitos importantes da área da energia” e a “importância das renováveis para o futuro do planeta”, refere a APREN, numa nota.
De acordo com a Associação, este programa coloca as crianças em contacto com alguns dos principais conceitos do mundo da Energia pela primeira vez, familiarizando-os com termos e explicando o seu significado de forma “lúdica, simples e divertida”. Este piloto contraria, assim, uma “lacuna na educação dos mais novos”, preparando-as para o futuro com conceitos que deverão perceber na sua vida adulta, independentemente da sua profissão no futuro, indica a APREN.
Por outro lado, sendo esta uma área de presente e futuro, faz cada vez mais sentido suscitar a curiosidade das crianças para os temas energéticos. De acordo com um estudo da Deloitte para a APREN, prevê-se que “as empresas de produção de eletricidade a partir de renováveis contribuam com 12,8 mil milhões de euros anualmente em 2030”. No que toca a recursos humanos, prevê-se que “o setor empregará em Portugal cerca de 160 mil pessoas em 2030, o triplo do observado em 2020”, lê-se na mesma nota.
“Um dos objetivos centrais da APREN é a promoção da literacia energética de forma transversal. Após esta primeira edição estamos agora aptos a implementar o programa noutras escolas do primeiro ciclo em Portugal, levando a mensagem de sustentabilidade associada à eletricidade renovável a uma comunidade cada vez maior de crianças, e contribuindo para criar uma geração mais informada e preparada”, referiu Pedro Amaral Jorge, presidente da Direção da APREN.
O programa piloto foi implementado, pela primeira vez, a duas turmas da EB1 Rebelo de Andrade, em Oeiras, e abarcou cerca de 60 alunos, do terceiro e quarto ano de escolaridade. A ação ocorreu no passado dia 30 de maio e contou com o apoio da equipa de coordenação da escola.
O programa com a duração de cerca de 60 minutos engloba:
- Emissão em aula de vídeo explicativo das renováveis, que aborda os principais conceitos de forma lúdica e simples, com recurso a efeitos visuais;
- Um debate sobre os principais conceitos abordados no vídeo, de forma a garantir o esclarecimento de todas as dúvidas;
- Uma atividade prática, na qual as crianças irão fazer uma de duas atividades para colocar em ação os conceitos aprendidos: montar uma casa que exemplifica a energia solar, ou montar um moinho de vento, exemplo da energia eólica;
- Um passatempo, com o objetivo de gerar envolvimento com o tema e a apreensão de conhecimento durante mais tempo. Através de uma frase e desenho sobre o que aprenderam, as crianças são chamadas a puxar da sua criatividade para, com a ajuda e envolvimento dos encarregados de educação, candidatarem-se a um prémio de mobilidade sustentável: uma trotineta elétrica.
O Projeto APRENDE inclui atualmente as iniciativas que a APREN desenvolve junto de várias universidades. Inclui também o Prémio APREN, galardão anual que distingue as melhores dissertações académicas de mestrado e doutoramento, escritas em português ou inglês, no âmbito da temática da eletricidade de origem renovável, realizadas em instituições de ensino superior de Portugal.
Este programa do Projeto APRENDE é implementado pela The Inventors, que se dedica ao desenvolvimento de experiências pedagógicas com o objetivo de inspirar crianças para as áreas das engenharias, artes e criatividade, e conta com a contribuição da UpSideUp.