No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o Programa “Pela Cidade Fora” (Educação Para a Mobilidade) – uma iniciativa da EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) – lança o projeto “Escolinha da Bicicleta”, que desafia as crianças entre os quatro e os 10 anos a aprenderem a pedalar. Esta iniciativa decorre nos dias 16, 17, 20, 21 e 22 de setembro, entre as 16h00 e as 19h00, nas Escolas de Trânsito da CML, no Parque da Serafina, em Monsanto.
Considerando a importância que a bicicleta tem cada vez mais na vida de todas as pessoas e a sua importância para a sustentabilidade da mobilidade urbana, a “Escolinha da Bicicleta” foi pensada para ensinar as crianças a andarem nas duas rodas bem e em segurança e para que no futuro o possam fazer em ambiente urbano, de forma descontraída, mas atenta, pode ler-se numa nota divulgada pela EMEL.
A empresa municipal acompanha com atenção a multiplicidade de necessidades emergentes da mobilidade em Lisboa, sendo o seu objetivo proporcionar mais segurança e melhor na cidade. Nesse sentido, grande parte do trabalho foca-se na sensibilização e pedagogia para uma cada vez melhor utilização e fruição do espaço urbano comum.
De acordo com Luís Natal Marques, presidente do Conselho de Administração da EMEL, “a transição para as Cidades do Futuro, cidades mais aprazíveis e sustentáveis, começa pela consciencialização de que sem alterarmos os nossos comportamentos, no que respeita a mobilidade urbana, não vamos conseguir viver numa cidade capaz de nos proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida que ambicionamos. Essa alteração de mentalidade e de comportamento é cada vez mais visível no dia a dia, e estou convicto de que veio para ficar, para bem das nossas crianças e jovens e, no fundo, para bem de todos e todas nós”.
O “Pela Cidade Fora” conta com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa.