Procura por transportes públicos aumenta 25% de janeiro a setembro
A procura nos transportes coletivos urbanos continua a recuperar passageiros, e de janeiro a setembro, verifica-se um aumento de 25% do número de passageiros transportados no Metropolitano de Lisboa, no Metro do Porto e na Transtejo/Soflusa, face ao período homólogo de 2022.
Apesar do acréscimo do número de passageiros, a procura no Metropolitano de Lisboa ainda está 6% abaixo da verificada em 2019. No caso da Metro do Porto, o número de passageiros verificado nos nove primeiros meses de 2023 supera em 13% a procura registada em 2019 e na Transtejo/Soflusa a procura é 3% superior à registada no mesmo período de 2019.
Na Lei do Orçamento do Estado de 2023 ficaram inscritos 138,6 milhões de euros para o PART. A estas verbas acrescem mais 50 milhões de euros para assegurar a manutenção dos preços vigentes em 2022 dos passes de transportes públicos, e mais 60 milhões de euros, no caso de ser necessário assegurar os níveis de oferta nos sistemas de transportes públicos abrangidos pelo PART.
Na proposta de Orçamento do Estado 2024 está prevista a criação do programa “Incentiva +TP”, que substitui o PART e o Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP), o qual será financiado, por consignação de parte das receitas das taxas de carbono, no valor de 360 milhões de euros.