Os grandes cortes de energia que ocorreram na segunda-feira, 28 de abril, em Espanha e Portugal foram um lembrete da vulnerabilidade da população aos riscos de falhas na rede central. No entanto, para algumas casas, as luzes nunca se apagaram – graças a sistemas de painéis solares com bateria e função de reserva conhecido como “backup”.
A Otovo, marketplace para soluções de energia solar no mercado residencial, sublinha a forma como os sistemas de baterias domésticas se estão a tornar essenciais para a independência energética – não só para poupança e sustentabilidade, mas também para segurança.
Manuel Pina, Diretor Geral da Otovo na Península Ibérica e para França, afirmou: “Os apagões tornaram claro: a independência energética já não é uma coisa só aspiracional, mas sim essencial. As baterias solares com sistemas de backup mantiveram algumas casas a funcionar, enquanto milhões de pessoas ficaram sem eletricidade, o que demonstra a necessidade urgente de sistemas de energia resilientes e descentralizados. Outros milhões de casas poderiam ter ajudado a reduzir a crise se tivessem sido adequadamente equipadas com capacidades de armazenamento e de backup. É tempo de reforçar a resiliência do setor residencial”.
Manuel Pina também explica ainda como os sistemas solares e de baterias funcionam em conjunto para manter as casas alimentadas de forma independente durante as falhas da rede. Por exemplo, uma bateria de 5 kWp, normalmente a mais pequena usada em casa familiares, com um equipamento chamado “backup box”, é capaz de aguentar até 6 horas com um consumo normal se estiver totalmente carregada – mesmo em situações de falha de energia elétrica.
A Otovo refere também que, durante o dia do apagão, a procura por sistemas de painéis solares com baterias e “backup box” mais do que quadruplicou, o que indica que muitas famílias já estão a considerar seriamente aumentar a sua independência energética.