Procura de produtos marinhos sustentáveis mantém-se estável apesar de conjuntura económica difícil
O apoio dos retalhistas e dos consumidores à pesca e aos produtos do mar sustentáveis permanece resiliente, apesar da atual crise do custo de vida a nível mundial, de acordo com o mais recente Relatório Anual do Marine Stewardship Council (MSC).
O número de pescarias envolvidas no programa do MSC aumentou de 674 para 716 em 2023/24. Em conjunto, capturaram 15,48 milhões de toneladas, ou seja, 19,3% do total de capturas marinhas selvagens em 2023-24. Atualmente, e à escala global, 75% das capturas comerciais de peixe branco, 91% das capturas comerciais de salmão e mais de metade das capturas comerciais de atum participam no programa do MSC.
No espaço de um ano, até março de 2024, foram vendidas 1,2 milhões de toneladas de produtos do mar com o selo MSC, representando um valor total de venda a retalho de 13,4 mil milhões de dólares. É de salientar o forte crescimento particularmente do mercado nos EUA (5,2%), França (5,8%) e Itália (10,3%), bem como na Polónia (15,7%) e na Europa Central (9,7%). Na Ásia, por sua vez, as vendas aumentaram 35% na Coreia do Sul e 20% na China.
Além disso, o relatório apresenta em pormenor um estudo independente sobre a perceção dos consumidores, mostrando que os mesmos estão mais preocupados do que nunca com a saúde dos oceanos. Dos 20 mil consumidores de produtos do mar inquiridos, quase metade (48%) afirmaram estar preocupados com a sobrepesca e dois terços afirmaram querer proteger o oceano. Cada vez mais pessoas estão a mudar os seus hábitos alimentares por razões ambientais e um quarto deles (27%) afirmou que consumiria mais pescado no futuro se soubesse que não estaria a prejudicar os oceanos.
O novo relatório do MSC também descreve o impacto da organização durante o ano passado e inclui dados sobre as pescarias e algumas das melhorias que estas efetuam para preservar o ambiente marinho. O total de melhorias documentadas realizadas pelas pescarias MSC desde o início do programa foi de 2362, até 31 de março de 2024. Estas incluem medidas como a modificação das artes de pesca e a melhoria dos conhecimentos para reduzir o impacto da pesca nos ecossistemas e nas espécies não alvo.
Além disso, o Ocean Stewardship Fund (OSF) do MSC concedeu mais de 1,67 milhões de dólares em subvenções em 2023. O OSF apoia as pescarias no seu caminho para a sustentabilidade e financia e promove a investigação e a inovação para melhorar o desempenho e reduzir os impactos. Até à data, concedeu mais de 6,43 milhões de dólares.