A PROCESL-QUADRANTE, empresa do grupo QUADRANTE, está a prestar serviços de Assistência Técnica Estratégica e apoio técnico multidisciplinar ao Projeto Nacional de Desenvolvimento de Recursos Hídricos de Moçambique, projeto que beneficia de financiamento do Banco Mundial.
Os objetivos do projeto são o reforço da capacidade de gestão e desenvolvimento do processo de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos em Moçambique e dos Planos ao nível de bacia, bem como o apoio técnico às obras de construção civil, equipamento eletromecânico e às componentes ambientais e sociais associadas à implementação da obra de reforço e reabilitação da barragem da Corumana.
Para Carlos Fernandes Jorge, responsável pela área de Water Utilities do grupo QUADRANTE, “este contrato, tendo em conta as suas características muito particulares e a sua duração, é um trabalho estruturante para o desenvolvimento da atividade do Grupo em Moçambique. Além disso, é uma excelente oportunidade para ajudar Moçambique a desenvolver e a implementar a política de recursos hídricos absolutamente fundamental para o progresso do País, dentro de uma perspetiva e de um futuro cada vez mais sustentável e moderno”.
Os serviços, com duração de quatro anos, com a atual Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos de Moçambique (DNGRH), são prestados por uma equipa residente de três técnicos especialistas multidisciplinares, integrados na estrutura deste organismo em Maputo, e por uma bolsa de consultores de 16 técnicos especialistas com qualificações e competências específicas e diversificadas, mobilizados pontualmente. Estes trabalhos são prestados não só diretamente à DNGRH, mas também às cinco administrações no território Moçambicano (ARA) e outras agências e beneficiários integrados na estrutura destes organismos.