A PRIO, a Viadireta e a GoodAfter, a plataforma de retalho que combate o desperdício alimentar, juntaram esforços em nova iniciativa – PRIO Ecowaste – para sensibilizar para a importância da recolha e valorização dos óleos alimentares usados.
Num comunicado, a PRIO lembra que um litro de óleo usado mal encaminhado é suficiente para poluir cerca de um milhão de litros de água, daí a importância do destino deste tipo de resíduos. Esta é assim uma área que a energética tem dado grande prioridade onde, por ano, já recicla mais de 50 milhões de litros de óleos alimentares usados.
Através desta parceria, a GoodAfter e a Viadireta vão facilitar a recolha de óleos alimentares usados, que depois de transformado em biocombustível, será usado na frota que faz a distribuição das encomendas, contribuindo para a redução da pegada de carbono das empresas parceiras e dos clientes que aderirem ao projeto.
“Esta parceria PRIO Ecowaste demonstra o compromisso das diferentes entidades na promoção de uma economia mais circular e hábitos mais sustentáveis, tanto na sensibilização para a importância da recolha e valorização dos óleos alimentares usados, como para um tema que é central para a PRIO: a promoção de uma mobilidade mais verde e sustentável”, realça Carlos Baptista, Diretor Comercial da PRIO.
Os clientes GoodAfter vão poder receber, gratuitamente, um mini oleão PRIO para que possam fazer a recolha em casa. Após uma compra na plataforma, o mini oleão será entregue juntamente com a encomenda, permitindo aos clientes armazenarem convenientemente os óleos alimentares usados para lhes darem um novo uso em benefício de todos, pode ler-se no mesmo comunicado.
Quando o mini oleão estiver cheio, o cliente pode entregá-lo diretamente ao motorista da Viadireta na encomenda seguinte ou depositá-lo no oleão disponível na sede da GoodAfter.
Enquanto fornecedora de serviços logísticos e transporte, a Viadireta será parte essencial da iniciativa, já que, além da recolha, os veículos da Viadireta serão abastecidos com o novo PRIO ECO Diesel, um combustível premium com 15% de energia renovável, que reduz as emissões de gases com efeito de estufa em até 18%. Também o Hipercentro, parque Empresarial situado no Porto, onde está sediada a GoodAfter, teve parte essencial no alinhamento desta iniciativa.