Através do Fórum Corporativo sobre Finanças Sustentáveis, dezasseis das maiores empresas europeias pretendem impulsionar o desenvolvimento do financiamento sustentável.
Um ano após o “Paris Green Bond Pledge”, publicado para assinalar o Dia do Financiamento Climático de 2017, 16 empresas europeias — EDF, EDP, ENEL, ENGIE, Ferrovie Dello Stato Itália, Iberdrola, Icade, Ørsted, RATP, SNCF Réseau, Société du Grand Paris, SSE, Tennet, Terna, Tideway e Vasakronan — juntaram-se para criar o Fórum Corporativo sobre Financiamento Sustentável. O Fórum, concebido como uma rede permanente de troca de pontos de vista e ideias, reúne “Emitentes Verdes” dinâmicos determinados a defender e desenvolver o financiamento sustentável, como uma ferramenta crítica para combater as alterações climáticas e fomentar uma sociedade mais sustentável e socialmente responsável.
As empresas fundadoras — envolvidas em vários setores, incluindo utilities, infraestruturas e operações de transporte baseadas em tecnologias limpas, infraestruturas e serviços ambientais bem como imobiliário — desejam aumentar o contributo para o desenvolvimento de um conjunto mais amplo de instrumentos financeiros com base no financiamento sustentável, como obrigações e empréstimos verdes e sustentáveis, linhas de crédito e outras ferramentas de financiamento, reconhecendo a sustentabilidade do modelo de negócios dos seus emissores.
Representando mais de dois terços dos volumes de emissões verdes e sustentáveis de empresas europeias, o Fórum considera os instrumentos financeiros sustentáveis como ferramentas eficientes de mercado que alocam os recursos económicos onde são mais necessários, particularmente para investimentos de baixo carbono e sustentáveis, os quais são centrais para as estratégias corporativas dos seus membros.
O compromisso é:
– Integrar mais profundamente a noção de sustentabilidade nas estratégias financeiras das nossas respetivas empresas;
– Trabalhar com os investidores para estimular o desenvolvimento de uma economia mais sustentável através de instrumentos de financiamento inovadores;
– Aumentar a presença de empresas em fóruns internacionais e nacionais que moldem o desenvolvimento de mercados financeiros sustentáveis;
– Participar ativamente nos processos que estabelecem os padrões e marcos regulatórios futuros para instrumentos financeiros sustentáveis;
– Potenciar o conhecimento mútuo e promover melhores práticas em relatórios de impacto;
– Discutir com agências de rating sobre a integração mais profunda dos critérios de SRI na avaliação da sustentabilidade financeira das empresas a longo prazo.
As finanças sustentáveis são uma jornada entusiasmante para emissores e investidores. Vai tornar-se uma questão cada vez mais proeminente, com os investidores a adaptarem-se rapidamente a estas novas tendências e dispostos a alocar capital em iniciativas sustentáveis. Como tal, o Fórum é uma oportunidade para colocar as empresas na vanguarda da transição para uma economia de baixo carbono e sustentável.