O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Comunidades, vai criar a primeira comunidade de energia renovável na Região Autónoma dos Açores com o Grupo Sousa. Através do aumento da capacidade de produção de energia obtida através de painéis solares fotovoltaicos que vão ser instalados no Terminal Logístico de Ponta Delgada, o operador marítimo-portuário e especialista logístico de excelência conseguirá gerar energia limpa e mais barata para partilhar com cerca de 400 famílias.
Aproveitando a área humanizada não utilizada, serão instalados um total de 768 painéis solares com uma capacidade de produção de 426,24 KWp, mais do que duplicando a capacidade atual para os 750 KWp. Desta forma, o Grupo Sousa passará a conseguir produzir 929 MWh de energia obtida a partir da irradiação solar.
Considerando a energia gerada anualmente por esta Unidade de Produção para Autoconsumo, bem como o consumo médio anual de uma família-tipo, o Grupo Sousa não só reforça o seu compromisso com o E (Environment, Ambiente em português), do ESG, reduzindo as emissões de CO2 em 247 toneladas por ano, como responde ao desafio do S (Social), ao passar a partilhar energia limpa com até 397 agregados familiares que residam num raio até quatro quilómetros e adiram a esta comunidade.
“Temos o objetivo permanente de equilibrar as componentes ambiental, social e de governação das nossas atuais operações, nas geografias onde operamos, para benefício de todas as partes interessadas envolvidas”, diz Carolina Catanho da Silva. “Este é um objetivo que queremos cumprir e, com a Greenvolt Comunidades, conseguiremos fazê-lo, beneficiando a comunidade envolvente tanto em termos ambientais como sociais, com a mais-valia da poupança na fatura da energia”, acrescenta a CFO do Grupo Sousa.