Este sistema de produção de energia consiste numa árvore eólica: a primeira em Portugal e a segunda na Península Ibérica.
Através do vento e das mini turbinas em formato de folhas, esta inovação tem capacidade de gerar energia até 5400Wh, permitindo ao centro comercial melhorar o seu desempenho energético e reduzir a pegada de carbono em mais 6,5 toneladas de CO2, por ano.
A inovação foi produzida pela empresa portuguesa RESUL e é um motivo de orgulho: “recebermos a instalação da primeira árvore eólica em Portugal vem reforçar a enorme vontade do CascaiShopping em estar sempre atento a oportunidades pioneiras e inovadoras que não só melhorem o desempenho do Centro, como a experiência de quem o visita”, afirma a diretora do centro comercial, Carla Bonito.
O centro comercial tem apostado nos últimos anos em medidas sustentáveis, e em 2022 manteve as luzes de Natal apagadas até 1 de dezembro, sendo ligadas apenas a partir das 18 horas, permitindo uma redução do consumo energético em 28% face a 2019.