Previsão da Goldenergy indica que “Programa Edifícios + Sustentáveis” esgota orçamento antes da data prevista
O “Programa Edifícios + Sustentáveis”, no âmbito do Fundo Ambiental promovido pelo Ministério do Ambiente, irá provavelmente esgotar a sua dotação a partir do dia 16 de novembro, ou seja, antes da data prevista que apontava para o final do mês de novembro. A previsão é partilhada, num comunicado, pela Goldenergy.
Através da análise dos dados constantes da plataforma de apoio e acompanhamento do “Programa Edifícios + Sustentáveis”, disponibilizada pela Goldenergy, para que todos os clientes possam acompanhar o estado, em tempo-real, das candidaturas submetidas, a empresa verifica que “o número médio, nos últimos sete dias, de candidaturas submetidas aumentou mais de 20% no último mês”, sendo “atualmente de 317 candidaturas por dia”. Como consequência, “o número de candidaturas em análise tem vindo constantemente a crescer, sendo atualmente de 19.745”, lê-se no mesmo comunicado.
Por outro lado, de acordo com a mesma análise, “a taxa média de aprovação tem vindo a aumentar e está atualmente em 40,9% e o valor médio dos projetos aprovados é agora de 1.659 euros”. A resposta do Fundo Ambiental desde o envio da candidatura até à aprovação ou rejeição da mesma, está neste momento nos 81 dias.
De acordo com a empresa, o próximo dia 16 de novembro será, pois, a data prevista em que a última candidatura submetida poderá ser aprovada antes do Fundo esgotar a sua dotação de 30 milhões de euros inicialmente atribuída.
Dado o programa ser suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, prevê-se que, de forma idêntica, a esta segunda fase do programa, seja disponibilizada uma terceira fase do programa, no início do próximo ano, a qual irá permitir a submissão de candidaturas que não foram apoiadas nesta fase, devido ao esgotamento da verba atribuída. Aliás, citando despacho publicado esta terça-feira, 9 de novembro, a Goldenergy indica que o Governo prevê mais 161 milhões em receitas para o Fundo Ambiental, os quais serão usados para reforçar os projetos de apoio.
A empresa assegura que continuará a disponibilizar toda a informação necessária para que os clientes possam acompanhar o estado, em tempo-real, das candidaturas submetidas, através da Plataforma de Apoio e Acompanhamento do “Programa Edifícios + Sustentáveis”.