O projeto CisWEFE-NEX, que integra um consórcio de entidades nacionais e europeias, foi o grande vencedor da 1.ª edição do Prémio Nacional da Água, uma iniciativa promovida pelo BPI, em parceria com a Deloitte (Knowledge Partner) e o Grupo Impresa.
Financiado pelo programa Horizonte Europa, o projeto aplica os princípios da economia circular na gestão da água, energia, alimentos e ecossistemas. Entre outras áreas, o projeto visa a reutilização de águas residuais provenientes de lagares de azeite e a dessalinização da água do mar com a utilização de energias renováveis. O CisWEFE-NEX responde de forma concreta aos desafios ambientais da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, promovendo a sustentabilidade e a resiliência em regiões afetadas pela escassez hídrica.
Com uma duração prevista de cinco anos, o CisWEFE-NEX envolve um consórcio de parceiros nacionais, incluindo a INOVA+, MORE CoLAB, In Loco, Dariacordar, Coopérnico, IDAD-Universidade de Aveiro e REQUIMTE, contando ainda com o apoio das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Algarve, bem como de diversas entidades líderes na Europa.
O Prémio foi entregue durante 2.ª edição do “Fórum BPI: O Futuro da Água”, que decorreu na última quinta-feira na Fundação Champalimaud, em Lisboa .