Prémio Junta-te ao Gervásio ambiciona receber mais de 200 candidaturas até janeiro de 2025

Abriram hoje, dia 29 de outubro, as candidaturas à 2ª edição do prémio Junta-te ao Gervásio, uma organização da Sociedade Ponto Verde (SPV), com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, da DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas, da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses e do ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.

Ricardo Sacoto Lagoa, responsável pelo Marketing e Comunicação da SPV, apresentou esta iniciativa hoje em Lisboa, sublinhando que o propósito é “fazer com que as pessoas reciclem mais e melhor as embalagens”, admitindo que se trata de um desafio que não é fácil.

O Junta-te ao Gervásio pretende pois destacar e premiar quem faz a diferença: “Quem faz a
diferença na reciclagem das embalagens, na procura de soluções de proximidade, numa economia
mais circular”, explicou o responsável, adiantando que a ideia da SPV é “ajudar, com este prémio, que se faça mais a diferença, que os projetos tenham uma escala maior e que possam inspirar outros, criando um círculo virtuoso de projetos em torno de uma economia circular”.

Ricardo Sacoto Lagoa recordou que, através de um estudo feito em parceria com o ICS – Universidade de Lisboa, se questionou os cidadãos portugueses sobre se já fazem a separação de resíduos, tendo-se chegado a um número: 70%. “É um número robusto, que mostra o caminho que já foi feito até agora”, aponta o orador, mas lembra também que o restante caminho, os 30% que ainda não fazem reciclagem, é que serão mais difíceis. “Estamos na última milha mas é muito trabalhosa de percorrer”, admitiu.

E por isso surge a importância e a necessidade de agir, o que leva à importância do prémio Junta-te ao Gervásio, que quer dar “o seu contributo para esta última milha que temos de ultrapassar”, indica o responsável.

Ao prémio Junta-te ao Gervásio podem concorrer juntas de freguesia, entidades e associações de proximidade e os cidadãos, individualmente ou em grupo. Este ano, o prémio para a junta de freguesia vencedora será diferente, tendo a SPV apostado num kit tecnológico que contempla uma Smart TV, tablets e um portátil, bem como uma app desta iniciativa que estará instalada em todos os equipamentos que explica como funciona o sistema, o que é preciso reciclar, como devem ser separadas as embalagens, além de ter vídeos e jogos. “É um prémio que, entre o software e o hardware, permite à junta de freguesia estar com associações, escolas, empresas ou serviços municipais e espalhar a mensagem do Junta-te ao Gervásio”, esclarece Ricardo Sacoto Lagoa.

Os restantes prémios, atribuídos aos três primeiros vencedores das duas categorias restantes serão monetários.

As candidaturas decorrem até 25 de janeiro de 2025, sendo que a avaliação dos projetos pelo juri será feita até 17 de abril, com o evento final de atribuição dos prémios no final de maio. E o responsável da SPV não tem dúvidas de que “somos ambiciosos e queremos ter mais de 200 projetos, bater o número de candidaturas do ano passado, e que sejam projetos que nos ajudem a inovar, a inspirar, a fazer mais e a trazer mais ação”.

Por Inês Gromicho

Leia também…

Junta-te ao Gervásio quer ser “projeto mobilizador da sociedade para levar Portugal a cumprir as metas de reciclagem das embalagens”