Já são conhecidos os finalistas do Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia, uma iniciativa da Águas de Gaia E.M. S.A., que visa identificar, premiar e apoiar projetos em fase de criação ou expansão associados ao setor da água, saneamento e gestão de águas pluviais (e sustentabilidade ambiental nestas três componentes).
De acordo com a entidade, os três projetos finalistas foram selecionados por um painel de jurados composto pela equipa da Águas de Gaia e da Acredita Portugal:
- SCEMAI – Projeto que procura a maximização da performance do consumo energético e monitorização de avarias através de modelos de inteligência artificial e análise de dados permitindo a otimização da produção.
- Pavimento Drenante Modular– Solução que atende a sete objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, devolve a permeabilidade ao solo, reduz de despesa no tratamento de águas pluviais, permite flexibilidade arquitetónica, melhora o microambiente.
- More Water / RacionaLUSO– Coleta, tratamento e reuso de água e energia.
Em comunicado, a Águas de Gaia realça que o Prémio H2O Inovação tem ainda o objetivo de “dinamizar o espírito de iniciativa e distinguir os promotores de empresas inovadoras do setor”, valorizando o projeto de forma integrada, de acordo com critérios assentes no potencial do negócio e no perfil dos empreendedores. O projeto vencedor vai ter a oportunidade de ser incubado pelas Águas de Gaia e ser qualificado para participar no “Eurovision for Startups”.
O Prémio H2O Inovação recebeu 226 candidaturas, inseridas num total de mais de 10 mil ideias submetidas a concurso. A cerimónia de entrega de prémios vai ter lugar em setembro, uma iniciativa que este ano se realiza num formato 100% online.
Miguel Lemos Rodrigues, Administrador da empresa Águas de Gaia, realça que “enquanto plataforma para potenciar projetos de inovação que possuam um impacto efetivo na melhoria dos serviços disponibilização à comunidade e na qualidade de vida das pessoas. A missão da Águas de Gaia, no seu papel de promoção da gestão eficaz de recursos e de promoção do ambiente e do bem-estar da população, traz consigo uma visão e experiência que consideramos de enorme valor para ajudar novas ideias a traçarem um rumo que possibilite a sua futura implementação e consolidação”. Como explica o autarca, este apoio enquadra-se no desenvolvimento de “uma estratégia de discussão em torno do desenvolvimento sustentável e da criação de mecanismos para a reflexão cívica”.