A rede de pontos de recolha de resíduos de madeira na América do Norte, criada pela Sonae Indústria, venceu a 2ª edição do Prémio de Sustentabilidade das Empresas Sonae. O projeto permitiu reciclar 665 mil toneladas de resíduos urbanos de madeira, o equivalente a 10 milhões de árvores, e criou 445 postos de trabalho.
O Prémio de Sustentabilidade das Empresas Sonae procura incentivar a implementação de programas, projetos, medidas para reforçar o desenvolvimento sustentável dos negócios, distinguindo as melhores iniciativas que conciliam as vertentes económica, ambiental, social e envolvimento com os stakeholders. O prémio, atribuído pelo Fórum da Sustentabilidade das Empresas Sonae, abrange a Sonae e suas várias áreas de negócio, bem como a Sonae Indústria e a Sonae Capital.
O grande vencedor da 2ª edição do prémio foi o projeto Rewood, desenvolvido pela Tafisa Canadá, subsidiária da Sonae Indústria. O projeto consistiu na criação de uma rede de pontos de recolha e reciclagem de resíduos de madeira no Canadá e nos Estados Unidos, os quais são incorporados no fabrico de painéis de madeira.
O sucesso do projeto-piloto conduziu à criação uma rede de 41 centros de reciclagem na América do Norte, os quais já empregam 445 pessoas. A rede criada permite um abastecimento constante e renovável de resíduos de madeira sem interrupção e poupanças anuais de 7 milhões de euros nos custos de matérias-primas. Desde 2011, o projeto recolheu e tratou 665 mil toneladas de resíduos urbanos de madeira, o equivalente a 10 milhões de árvores.
O Prémio de Sustentabilidade das Empresas Sonae recebeu três dezenas de candidaturas, as quais foram avaliadas por um júri composto pelos membros do Fórum da Sustentabilidade das Empresas Sonae. Face à qualidade dos projetos, além do grande prémio, foram atribuídas cinco menções honrosas a projetos desenvolvidos na Sonae MC, na Sonae Sierra, na Sonae SR e na Sonae Centro de Serviços.
Luís Filipe Reis, sponsor do Fórum da Sustentabilidade das Empresas Sonae, afirma que “a segunda edição do prémio distinguiu-se pela qualidade dos projetos apresentados a concurso, demonstrando a forte preocupação das Empresas Sonae em contribuírem para um mundo mais sustentável. Os projetos permitiram-nos melhorar a nossa pegada ecológica ao mesmo tempo que reforçaram a nossa eficiência e proporcionaram importantes poupanças que contribuem para o reforço das nossas posições competitivas”.
Empreendimentos turísticos do algarve reduzem consumo de água em 16%
Os empreendimentos turísticos do Algarve reduziram o consumo global de água em 16%, até novembro, tendo o consumo específico (por...