A plataforma CheckMyBus realizou um estudo sobre o preço dos bilhetes no serviço de transporte expresso de passageiros nas cinco principais rotas em Portugal, e concluiu que, entre 2019 e 2022, os preços registaram uma descida de entre 24 e 51%. A abertura do mercado, em 2019, e a entrada de novos operadores são dois dos fatores que justificam esta redução significativa dos preços dos bilhetes.
As ligações analisadas no estudo foram Lisboa – Porto, Lisboa – Braga, Lisboa – Albufeira, Lisboa – Coimbra e Coimbra – Porto, com base nos dados sobre itinerários, preços e comportamento dos utilizadores do serviço de transporte expresso de passageiros no portal da plataforma.
O estudo conclui que em 2022, as cinco rotas analisadas registaram uma queda considerável nos preços médios anuais face a 2019, que entre Lisboa e Porto a redução média foi de 24%, mas na ligação entre Lisboa e Albufeira, a redução média no preço dos bilhetes foi de 50%, sendo que na rota entre Porto e Coimbra a diminuição no preço médio do custo dos bilhetes chegou aos 51%.
Desde 2019, ano da abertura do mercado, registou-se um aumento do número de operadores no serviço de transporte expresso de passageiros a operar em Portugal, e no ano passado, comparativamente a 2021, registou-se um ligeiro aumento de preços em todas as rotas, à exceção da ligação entre Porto e Coimbra.
Outra das conclusões deste estudo foi a diferença no custo da viagem por quilómetro em Portugal, comparativamente a algumas das principais rotas em Espanha, França ou Itália, o nosso país regista o custo mais baixo por quilómetro nestas viagens, o que se traduz em bilhetes significativamente mais baratos.