São várias as Praias Fluviais Aldeias do Xisto que este ano foram distinguidas com a Bandeira Azul e também pela Quercus, num total de 21 praias. A qualidade da água, a segurança e a gestão ambiental foram alguns dos critérios avaliados, aos quais se juntou a paisagem natural. Agora que a época de veraneio se aproxima esta é uma excelente opção para quem não dispensa umas férias na praia, com toda a tranquilidade.
Bandeira Azul e Quercus reconhecem estas praias fluviais como algumas das melhores do nosso país. E esta distinção tem vindo a aumentar gradualmente de ano para ano. Assim, o ano passado o número total de Praias Fluviais Aldeias do Xisto com Bandeira Azul era de oito, sendo este ano de 11. Em relação à Quercus, a evolução foi ainda maior, passando de cinco para 10 praias distinguidas como Galardão de Ouro.
Atualmente são 11 as Praias Fluviais Aldeias do Xisto distinguidas com o galardão Bandeira Azul e 10 praias às quais foram atribuídas a Medalha de Ouro da Quercus.
Bandeira Azul:
· Albufeira de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra)
· Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital)
· Bogeira (Lousã)
· Bostelim (Vila de Rei)
· Canaveias (Góis)
· Carvoeiro (Mação)
· Louçainha (Penela)
· Peneda/Pego Escuro (Góis)
· Pampilhosa da Serra (Pampilhosa da Serra) (na foto, em cima)
· Pessegueiro (Pampilhosa da Serra)
· Piódão (Arganil)
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios, nomeadamente: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços. A cada início da época balnear, a Associação Bandeira Azul realiza uma análise e uma monitorização durante o verão a fim de comprovar o cumprimento dos requisitos por parte das praias em causa.
A juntar a esta distinção, a Quercus identificou também 10 praias que distinguiu com a Medalha de Ouro, designadamente: Albufeira de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra), Bogueira (Lousã), Carvoeiro (Mação), Fernandeires (Vila de Rei), Fóia (Proença-a-Nova), Peneda/Pego Escuro (Góis), Peneda da Cascalheira/Secarias (Arganil), Pessegueiro (Pampilhosa da Serra), Piódão (Arganil) e Zaboeira (Vila de Rei).
As avaliações da Quercus têm em conta as análises realizadas à água seguindo critérios de elevado rigor que incluem a avaliação das análises efetuadas às praias nos últimos cinco anos, exigindo a mesma que os resultados do último ano sejam todos excelentes por forma a garantir a qualidade e uma maior fiabilidade. De salientar, que este ano, passou igualmente a ser incluído neste galardão, a existência de eventuais atentados ambientais ou paisagísticos nas praias.
Na opinião de Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, “estas distinções revestem-se sempre de grande importância porque premeiam, acima de tudo, a qualidade das nossas praias. E quando falo de qualidade, refiro-me a um conjunto de atrativos únicos que fazem das praias fluviais Aldeias do Xisto um local para umas férias de verão singulares: tranquilidade, segurança, conforto, serviços, natureza… em família ou entre amigos”.