Power Dot cria rede exclusiva de postos de carregamento em França
A Power Dot anuncia a criação de uma rede exclusiva de postos de carregamento rápido em França através de uma parceria com a Uber. Esta operação assinala a entrada da empresa 100% portuguesa em mercados internacionais.
Em comunicado, José Sacadura, CEO da Power Dot, destaca que “esta parceria com a Uber é um importante passo no processo de internacionalização da Power Dot e marca o primeiro projeto em novos mercados, com o objetivo de promover o futuro da mobilidade elétrica através de soluções de carregamento. Estamos alinhados com o compromisso global da Uber em tornar-se numa plataforma de mobilidade com zero emissões até 2040 e empenhados em contribuir para criar as condições necessárias do ponto de vista de infraestruturas, como os nossos Power Hubs, no sentido de acelerar a eletrificação do setor automóvel europeu”.
Segundo a empresa, os quatro Power Hubs de carregamento elétrico deverão começar a ser lançados no final de 2020 e ficarão localizados em Paris. Cada hub terá capacidade para carregar simultaneamente entre quatro a seis veículos e destina-se exclusivamente a motoristas que utilizam as licenças de veículos com condutores (TVDE) e que trabalham com a Uber.
A tarifa de utilização varia entre 0,20 e 0,24 euros por minuto de carregamento, incluindo taxas de estacionamento, sendo que os quatro hubs terão capacidade para carregar mais de 600 veículos por dia e gerar uma poupança de mais de 5.700 toneladas de CO2 por ano. Os espaços poderão incluir serviços como wi-fi e café, entre outras funcionalidades. Foi também desenvolvida uma aplicação que permite gerir e monitorizar os carregamentos efetuados.
Manuel Pina, diretor-geral da Uber em Portugal, sublinha que “a parceria que a Uber e a Power Dot celebraram em Portugal foi uma das principais parcerias deste tipo a nível mundial. É por isso com satisfação que vemos esta startup portuguesa a expandir para outros mercados e que fazemos parte do processo.”
A rede de postos de carregamento elétrico em parceria com a Uber para uma mobilidade mais sustentável foi um projeto pioneiro em Portugal e envolveu a criação de três hubs no distrito do Porto (Maia, Bonfim e Bessa) e três no de Lisboa (Aeroporto, Doca de Santa Amaro e Entrecampos).
Este tem sido um ano de fortes apostas na mobilidade sustentável por parte da Power Dot. Em julho, a empresa inaugurou – com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes – o primeiro posto exclusivo para carregamento de veículos elétricos em Portugal. O espaço resultou da conversão de um antigo posto de combustível, em Vila Nova de Gaia.