Possível desmoronamento de barragem obriga a retirada de mais de 25 mil pessoas na Colômbia
Mais de 25 mil pessoas foram deslocadas na Colômbia devido à possibilidade de desmoronamento da maior barragem hidroelétrica em construção no país e que pode ameaçar cerca de 130 mil habitantes, avança a Lusa.
O aviso de evacuação – um “alerta vermelho” — foi emitido para quatro dos 12 municípios situados em redor da barragem Hidroituango, que ameaça inundar esses municípios.
A construção desta barragem, destinada a cobrir um quinto das necessidades de energia da Colômbia, começou em 2010, com um custo que ascende a três mil milhões de dólares (2,6 mil milhões de euros).
No início de maio, um deslizamento de terra bloqueou um túnel de desvio do rio Cauca, o segundo maior do país e que vai alimentar esta hidroelétrica, levando o lago da barragem a começar a encher, quando o dique ainda não estava concluído.
Desde o início deste deslizamento, no dia 12 de maio, 25.234 pessoas, principalmente agricultores, foram retiradas para áreas seguras. Em comunicado, a Unidade Nacional de Gestão de Desastres colombiana indicou desconhecer o número total de pessoas que poderão ser deslocadas.
*Foto da Lusa