No âmbito da consulta pública “Voice for the Ocean“, a Surfrider Foundation Europe, organização mundial sem fins lucrativos dedicada à proteção e valorização de lagos, rios, oceanos, ondas e do litoral, conseguiu já reunir cerca de 4.500 respostas à consulta pública. De toda a Europa, Portugal foi o segundo a obter mais respostas, revelando a preocupação dos portugueses com o ambiente.
A campanha que teve início em junho deste ano com questões relacionadas com o oceano identificadas como prioritárias para a agenda política dos futuros deputados europeus eleitos nas próximas eleições parlamentares de 2019, pretende alertar os políticos para que tenham estes resultados em consideração e integrem ações no seu programa de campanha.
As questões ambientais tornam-se prementes na vida dos portugueses. Desde a manifestação do passado sábado sobre a prospeção de petróleo na costa portuguesa, às últimas declarações prestadas pelo Ministro do Ambiente na conferência do clima COP24 que decorreu na Polónia em que sublinhou a dificuldade no consenso sobre financiamentos, urge a tomada de medidas de proteção e valorização do ambiente.
“Temos consciência da importância das questões ambientais e dos vários assuntos que se têm levantado acerca do tema. O próximo ano será crucial para os mares da Europa, uma vez que se esperam várias mudanças ao nível das políticas da UE e a nível internacional, com a eleição e nomeação do novo Parlamento Europeu”, comenta Antidia Citores, chefe do departamento de Lobbies e Campanhas da Surfrider Foundation Europe.
O questionário online que pretende dar voz aos oceanos estará disponível para preenchimento até meados de Janeiro, tendo sido alargado o prazo inicialmente previsto. A organização pretende obter as 5.000 respostas de forma a captar a atenção dos futuros líderes parlamentares. Os resultados serão processados por profissionais, de modo a identificar as principais prioridades apontadas pelos cidadãos e a identificar as medidas que receberam o maior apoio dos cidadãos. Estes resultados, analisados na íntegra, servirão de base para a argumentação apresentada pela Surfrider Foundation Europe aos candidatos europeus.