Circulam em Portugal, automóveis cada vez mais velhos, noticia o Correio da Manhã. A idade média dos veículos ligeiros de passageiros passou de 12 anos e dois meses para 12 e 4 meses, entre 2014 e 2015, revelou o Instituto Nacional de Estatística.
Um envelhecimento de dois meses num parque automóvel de 4,7 milhões de veículos e que agrava os efeitos da poluição.
Francisco Ferreira, presidente da Zero (Associação Sistema Terrestre Sustentável) considera que doze anos para a idade média dos veículos é uma idade elevada, em particular nos carros a gasóleo.
“Neste combustível houve um desenvolvimento enorme em 2009 com a introdução obrigatória de filtros de partículas”, ressalva.
Nos veículos de pesados, a média de idade é de 12,9 anos. E também este segmento sofreu um agravamento de dois meses na idade no espaço de um ano. Em Portugal, 52% do parque automóvel tem gasóleo por combustível. O transporte rodoviário é responsável por 23,5% da emissão de gases com efeito de estufa.
As vendas de viaturas dos escalões de cilindrada de 1400cc a 2000cc representaram 58,5% do número total de viaturas transacionadas em 2015.